Qualidade de vida em bairros planejados: principais diferenciais

Condomínios fechados

A qualidade de vida em bairros planejados atrai muitas pessoas que buscam uma vida mais tranquila e prática. Hoje a vida nas cidades costuma ser bastante corrida para a maioria das pessoas e os bairros planejados se mostram como uma solução para essa questão.

Neste artigo você saberá mais sobre:

  • O que são bairros planejados;
  • Panorama atual da moradia urbana;
  • Qualidade de vida em bairros planejados;
  • Legano Bairro Cidade: referência em qualidade de vida.

Continue lendo para saber mais sobre a qualidade de vida em bairros planejados!

 

O que são bairros planejados?

Bairro planejados são empreendimentos projetados para proporcionar uma rotina mais prática, um dia a dia mais sustentável e mais bem-estar para os seus habitantes. Através de um planejamento urbano que considera a integração de espaços de moradia, trabalho, serviços e lazer, os bairros planejados oferecem mais qualidade de vida aos seus moradores e visitantes.

Os bairros planejados são uma solução para as dificuldades que vivemos nas grandes cidades, como o trânsito para ir de um bairro ao outro, a falta de um planejamento urbano eficiente e a falta de segurança para pedestres.

Um excelente exemplo de bairro planejado é a Cidade Pedra Branca, localizado na cidade de Palhoça (grande Florianópolis), Santa Catarina. O projeto surgiu há mais de 20 anos e continua sendo inovador em todos os aspectos.

 

Panorama atual da moradia urbana

O panorama atual da moradia urbana reflete as características principais das metrópoles:

 

  • trânsito intenso;
  • baixa interação entre pessoas;
  • difícil acesso a comércio e serviços;
  • custo de vida elevado.

 

No urbanismo tradicional, percebemos a separação da cidade por zonas comerciais, industriais, residenciais e outras categorias. No novo urbanismo, conceito fundamental nos bairros planejados, o objetivo é integrar diferentes áreas para diminuir as distâncias e, consequentemente, proporcionar mais qualidade de vida.

As cidades brasileiras geralmente têm uma malha retangular, isso causa uma percepção de que conseguimos enxergar grandes distâncias devido às longas avenidas. No estudo arquitetônico do novo urbanismo, constatou-se que isso desestimula o cérebro pelo fato de que não temos novas informações sendo geradas conforme seguimos.

Por outro lado, se as quadras fossem projetadas num formato mais quadrado, como é o caso do bairro Eixample, em Barcelona, a possibilidade de surpreender os pedestres a cada esquina é maior devido ao seu formato octogonal.

Qualidade de vida em bairros planejados

A qualidade de vida em bairros planejados como o Legano Bairro Cidade, nosso mais novo empreendimento, geralmente é superior que a média, quando comparado às grandes cidades. Isso acontece por alguns motivos:

 

  • Encurtar distâncias significa passar menos tempo no trânsito, atividade considerada estressante;
  • Encurtar distâncias também significa usar o tempo — antes gasto em deslocamento — em outras atividades, como lazer, tempo em família e exercícios físicos;
  • Um bairro planejado considera o distanciamento entre edifícios, proporcionando mais privacidade entre os lares;
  • As protagonistas de um bairro planejado são as pessoas, então tudo nele deve levar em conta o bem-estar das mesmas;
  • Um bairro planejado considera a infraestrutura necessária de saneamento, drenagem, energia e outros itens essenciais para o desenvolvimento urbano ordenado;
  • Diferente de projetos de empreendimentos isolados, o projeto de um bairro planejado considera todo o ecossistema de um bairro, ou seja, cada espaço é pensado para atender às necessidades dos seus moradores.

 

Diferente dos bairros tradicionais, em um bairro planejado as pessoas são as protagonistas do espaço.

Exemplos disso são características arquitetônicas que compõem o desenho do bairro em geral. Em alguns bairros, é comum ver ruas elevadas ao nível da calçada, fazendo com que a percepção da via para os carros e para pessoas seja mais integrada. Isso causa uma desaceleração por parte dos veículos na rua e uma noção de pertencimento maior pelos pedestres que podem transitar com mais tranquilidade.

Esses detalhes podem parecer pequenos para quem nunca experimentou, mas isso causa um efeito de conforto para as pessoas, o que é bastante positivo.

Imagine morar em um lugar onde a segurança não é preocupação, as pessoas interagem mais entre si e com os espaços públicos e têm um senso de comunidade.

O resultado disso, muito provavelmente, seria uma vida mais feliz, com mais produtividade no trabalho, mais tempo para ficar em casa com a família, menos tempo perdido no trânsito e maior senso de pertencimento.

Legano Bairro Cidade: referência em qualidade de vida

Legano Bairro Cidade, bairro planejado por nós, chega a cidade de Nova Santa Rita trazendo um novo olhar para o conceito de qualidade de vida. Imagine um espaço integrado com moradia, facilidades e lazer, tudo isso a 15 minutos de Porto Alegre com fácil acesso pela BR-448.

O bairro irá oferecer infraestrutura residencial em dois formatos: como loteamento, no Legano Multy, o espaço do empreendimento que compreenderá área residencial e área comercial, que chamamos Passeio Legano; e o Legano Reserva, no formato de condomínio fechado e uma estrutura de alto padrão, que já tem 100% das unidades comercializadas.

Projetamos esse bairro cidade pensando no futuro e pensando nas pessoas. Os espaços de uso comum, como a praça, pista de corrida, áreas ao ar livre para descanso, piqueniques ou prática de esportes, são todas pensadas para o bem-estar das pessoas.

Além disso, o Passeio Legano contará com uma série de comércios, serviços e espaços de gastronomia para uma experiência completa, consolidando o nome ‘Multy’ como um espaço multifuncional, de fato.

Quer viver com menos preocupações e ter mais tempo para você e sua família? Conheça o Legano Bairro Cidade.